sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Fórmula 1 correrá em anel externo "oval" no Bahrin; volta deve ser mais rápida da história

Traçado do GP de Sakhir, a ser disputado em dezembro

A Fórmula 1 anunciou nesta sexta-feira, 28 de agosto, que utilizará o anel externo do circuito de Sakhir, no Bahrein, para a penúltima etapa do calendário, a ser disputada no dia 6 de dezembro. A prova será chamada GP de Sakhir e o traçado, que lembra um oval.

Esta será a terceira rodada dupla do calendário de 2020, uma semana após o GP do Bahrein, mas será a primeira vez que será utilizado o artifício de mudar o traçado enquanto se utiliza a mesma pista. Na Áustria e na Inglaterra, as provas foram disputadas duas vezes no mesmo traçado. 

O Circuito Internacional do Bahrein possui diversas configurações de traçado homologadas como de categoria 1 pela FIA, necessária para a realização de provas da Fórmula 1. Para a primeira prova no país, será utilizada a configuração que o campeonato já utiliza tradicionalmente. Já a prova seguinte será realizada no circuito mais curto, em um trecho de 3,5 quilômetros. 

O novo traçado será o segundo mais curto da F1, perdendo apenas para Mônaco, mas deve ser o mais rápido da categoria. A previsão é que as voltas de classificação sejam realizadas em menos de 55 segundos, em condições normais. Este também será o GP com maior número de voltas no ano, com 87.

A novidade pode trazer o recorde de volta mais rápida da história. Segundo a própria F1, o recorde atual é de Niki Lauda, que em 1974 percorreu o circuito de Dijon-Prenois, na França, em 58,79 segundos. Caso as estimativas de desempenho se confirmem, o novo traçado será o mais rápido da história.

Nas redes sociais, os fãs têm destacado a novidade de a categoria correr em um "oval", ainda que o traçado tenha 11 curvas, já que boa parte do circuito deve ser feita de pé embaixo. Analisando somente o desenho divulgado, lembra mais o antigo traçado externo do Autódromo de Brasília do que um oval norte-americano tradicional. Ainda assim, é mais uma novidade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário