![]() |
Gianluca Petecof é uma das esperanças do país para o futuro - Foto: Twitter @GianlucaPetecof |
O ano de 2019 chegou ao fim e os pilotos já estão pensando na temporada do próximo ano. Mais uma vez, pelo terceiro ano consecutivo, não haverá brasileiros na categoria principal, a Fórmula 1. E pela primeira vez desde a década de 80, o país também não está completamente garantido naquele que é o segundo campeonato mais conhecido por aqui, a IndyCar. Mas não é por isso que não há gente - e gente boa, por sinal - correndo aí fora.
Vamos ver nesta lista onde estão os brasileiros confirmados para a temporada 2020 no automobilismo mundial.
Felipe Massa e Lucas di Grassi
Os brasileiros com mais experiência internacional no momento seguem na categoria de carros elétricos, cujo campeonato já começou na Arábia Saudita. Di Grassi ocupa a quinta colocação, já tendo um pódio, enquanto Massa ainda não pontuou.
Tony Kanaan e Matheus Leist
Os dois brasileiros tiveram um ano sofrível na Indy em 2019, onde penaram com o tenebroso carro da A.J. Foyt Enterprises. Para 2020, nenhum dos dois está confirmado na categoria, mas a tendência é que pelo menos Kanaan siga com a equipe. Já Leist deve disputar, pelo menos, as 24 Horas de Daytona do campeonato da IMSA pela equipe JDC.
Pipo Derani e Felipe Nasr
Os brasileiros, atuais campeões do IMSA, campeonato de protótipos dos Estados Unidos, seguem companheiros de equipe e de carro na Whelen para 2020.
Bruno Senna e André Negrão
Os dois pilotos seguem no mundial de endurance, com Senna na categoria LMP1 pela Rebellion e Negrão na LMP2 com a Signatech.
Eric Granado
Depois de um fim de temporada espetacular, que terminou com duas vitórias na rodada dupla de Valencia da MotoE, categoria de motos elétricas da MotoGP, Granado seguirá com a equipe Avintia no campeonato de 2020 e, de quebra, passa a ser o piloto reserva do time no campeonato principal.
Felipe Fraga
Depois de disputar as duas primeiras rodadas do mundial de endurance pela Team Project 1 na categoria LMGTE Am, Fraga focou no campeonato da Stock Car, no qual lutava pelo título. Uma possível participação em Le Mans ainda não foi confirmada.
Augusto Farfus
Atual campeão das 24 Horas de Daytona na categoria GTLM, Farfus irá disputar a prova novamente com a equipe oficial da BMW, a Rahal Letterman Lanigan. Ele também deve seguir com a montadora alemã no mundial de turismo.
Daniel Serra
O tricampeão da Stock Car Brasil volta às 24 horas de Daytona, desta vez na GTLM com uma Ferrari da Risi Competizione. Em 2019, quando correu na GTD pela Spirit of Race, o piloto abandonou a prova.
Bia Figueiredo
A piloto paulista é outra representante da Stock Car que segue no IMSA, na categoria GTD, dividindo uma Lamborghini totalmente feminina da GRT GEAR com Tatiana Calderón, Katherine Legge e Christina Nielsen.
Sérgio Jimenez e Cacá Bueno
O atual campeão da Jaguar I-Pace eTrophy, categoria de carros de turismo elétricos, segue com a Jaguar Brazil no campeonato para a temporada 2019-20 e está empatado com Simon Evans na liderança após a rodada dupla. Cacá Bueno também segue no campeonato e na equipe, mas foi substituído por Mario Haberfeld na primeira etapa.
Sérgio Sette Câmara
O piloto mineiro ainda não decidiu onde vai correr em 2020. Depois de ficar com o quarto lugar no campeonato de Fórmula 2, com duas vitórias, ele é o único brasileiros com pontos de Super Licença suficientes para estar na Fórmula 1. Mas com todas as vagas do grid preenchidas e com um contrato de desenvolvimento com a McLaren, ele agora procura uma equipe em outro campeonato para o próximo ano. A IndyCar e até mais um ano na F2 não estão descartados.
Pedro Piquet
Depois de um ano razoável com a Trident na Fórmula 3, onde conquistou inclusive uma vitória em Spa-Francorchamps, Piquet irá subir de categoria em 2020, passando para a Fórmula 2, onde assinou com a equipe Charouz. Pedro seguirá com chances de mostrar sua velocidade nos mesmos fins de semana da Fórmula 1.
Felipe Drugovich
O segundo brasileiro na Fórmula 3 ainda não tem um carro para chamar de seu em 2020. Apesar de ter sido apenas o décimo-sexto colocado no campeonato, ele ganhou a chance de testar um carro de Fórmula 2 da MP Motorsport no fim do ano.
Pietro Fittipaldi
O mais velho da nova geração Fittipaldi passou o ano de 2019 se revezando entre o posto de piloto reserva da Haas na Fórmula 1 e a categoria alemã de turismo, a DTM. Para 2020, Pietro seguirá na Haas, mas desta vez voltará a disputar um campeonato de monopostos, a forte Super Formula, no Japão, com a equipe B-MAX Racing with Motopark. Para se preparar, ele já está disputando pela Pinnacle a temporada 2019-20 da Fórmula 3 Asiática, que teve a primeira rodada tripla em Sepang, mas não pontuou em nenuma das três provas.
Enzo Fittipaldi
Depois de um ano de 2018 fortíssimo, com o título da Fórmula 4 italiana e o terceiro lugar na alemã, o 2019 de Enzo teve um vice campeonato na Fórmula Regional Europeia. Para 2020, ele ainda não está confirmado em nenhuma categoria, mas negocia com equipes do mundial de Fórmula 3. Ele segue sendo piloto de desenvolvimento da Ferrari.
Igor Fraga
Terceiro colocado na Regional Europeia, logo atrás de Enzo, e atual campeão da Copa das Nações FIA de Gran Turismo no eSports, Fraga vai disputar a Toyota Series, na Nova Zelândia, pela M2 Competition. Outro brasileiro deve se juntar a ele no grid pela MTEC / R-ace GP, mas ainda não foi anunciado.
Gianluca Petecof
A Fórmula Regional Europeia passa a ser o destino de Petecof, que foi vice-campeão italiano de Fórmula 4. Ele seguirá com a equipe Prema no novo campeonato.
Christian Hahn e Guilherme Samaia
Os representantes brasileiros da Euroformula em 2019 ainda não anunciaram onde irão correr no próximo ano. Samaia participou dos testes abertos da Fórmula 2 pela Campos.
Bruna Tomaselli
Após um bom ano na U.S. F2000, um dos primeiros passos rumo à Indy, a piloto catarinense mudará de ares em 2020 e segue para a Europa, já que ela foi uma das selecionadas para participar da W Series, campeonato de Fórmula 3 exclusivamente feminino. A primeira etapa será em 30 de maio, na Rússia.
Caio Collet
Um dos talentos mais promissores da atual geração, Collet foi campeão de novatos na Fórmula Renault Europeia e seguirá no campeonato em 2020.
Gabriel Bortoleto
Após disputar o mundial de kart na Finlândia e conquistar um pódio, Bortoleto irá se dividir entre os campeonatos italiano e alemão de Fórmula 4 pela equipe Prema, mesmo caminho seguido por Petecof em 2019.
Roberto Faria
Depois de um ano razoável em sua estreia na Fórmula 4 Britânica, Roberto Faria seguirá com a Fortec para a temporada 2020.
Eduardo Barrichello
O filho mais velho de Rubens seguirá nos Estados Unidos para o próximo ano. Após uma temporada discreta na U.S. F2000, ele terá uma nova oportunidade, desta vez com a equipe que é a atual campeã, a Pabst Racing. Ele também participou da rodada de abertura do campeonato 2019-20 da F4 Mexicana, conquistando um terceiro lugar.
Kiko Porto
O piloto de 15 anos, atual vice-campeão da F4 Americana, assinou com a DEForce Racing para a temporada da U.S. F2000 e se juntará a Eduardo Barrichello.
Arthur Leist e Guilherme Peixoto
Os demais brasileiros da F4 Americana ainda não anunciaram onde irão correr em 2020.
Juan Vieira
O bicampeão da Fórmula Academy Sudamericana anunciou ao site da categoria que procura um novo campeonato para disputar em 2020. No entanto, ainda não fechou com nenhuma equipe. Ele pretende migrar para provas de turismo e correr fora do país.
Fórmula 4 Brasil
Também para 2020 está anunciada a estreia da Fórmula 4 Brasil. O calendário de provas ainda não foi divulgado.
Stock Car Brasil
É bom lembrar também que o campeonato de Stock Car tem novidade importante para 2020, com a entrada da Toyota. A chegada de pilotos argentinos de bom nível é outro fator que pode mexer com a competitividade do campeonato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário