domingo, 13 de outubro de 2019

Mercedes é campeã de construtores da Fórmula 1

Foto: www.mercedesamgf1.com

A Mercedes conquistou neste domingo, 13 de outubro, o campeonato dos construtores de Fórmula 1 de 2019 com a vitória do finlandês Valtteri Bottas no Grande Prêmio do Japão, em Suzuka. Esta foi a sexta conquista do time, todas de forma consecutiva desde 2014.

Para chegar ao título antecipado, restando ainda quatro etapas para o fim do campeonato, a equipe alemã precisava fazer, no mínimo, 14 pontos a mais do que a Ferrari, segunda colocada no campeonato. Com Bottas no primeiro lugar do pódio e Lewis Hamilton chegando em terceiro, o time marcou 41 pontos, contra apenas 24 da Ferrari, que teve Vettel em segundo e Leclerc apenas em sétimo.

A prova

Bottas encaminhou a vitória já na largada, quando aproveitou um erro de Vettel na saída e passou os dois carros de Maranello. Vettel conseguiu manter a segunda posição, mas Leclerc se chocou com Max Verstappen logo no início da volta, acabando com a possibilidade de um bom resultado para os dois pilotos. O holandês acabou abandonando a prova algumas voltas mais tarde, ainda em virtude dos danos sofridos no carro.

No terço final de prova, após duas rodadas de pit-stop, a corrida parecia encaminhada para Hamilton, que apresentava um bom desempenho com os pneus médios. No entanto, em uma estranha decisão da Mercedes, o inglês foi chamado aos boxes para uma nova parada, deixando a vitória nas mãos de Bottas. Com pneus novos, Hamilton garantiu o ponto extra da melhor volta, batendo o recorde da pista de Suzuka.

Destaques para Alexander Albon, da Red Bull, que foi o quarto colocado, Carlos Sainz, da McLaren, que conseguiu uma boa quinta colocação e Daniel Riccardo, da Renault, que fez uma prova de recuperação e ganhou uma série de posições até alcançar o sexto lugar.

Agora com 64 pontos de vantagem de Hamilton sobre Bottas, a Fórmula 1 segue para a América do Norte, onde terá o GP do México no próximo dia 27 de outubro. Para ser campeão na próxima etapa, Hamilton precisa vencer e Bottas não pode chegar ao pódio. Caso o inglês vença e faça a melhor volta da prova, ainda que Bottas seja o terceiro, o título estará garantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário