domingo, 27 de outubro de 2019

Lewis Hamilton vence o Grande Prêmio do México

Bottas foi terceiro e leva a disputa do título para a próxima prova

Foto: Twitter @F1

Lewis Hamilton venceu neste domingo o Grande Prêmio do México de Fórmula 1. Aproveitando uma estratégia diferente, parando cedo, mas somente uma vez, o inglês da Mercedes tomou a ponta e não foi alcançado por seus adversários. O pódio foi completado por Sebastian Vettel, da Ferrari, e Valtteri Bottas, que conseguiu evitar a conquista do campeonato do seu companheiro nesta etapa.

Na largada Charles Leclerc soube aproveitar a pole-position e manteve a ponta, com Vettel em segundo. Saindo da quarta colocação após ser punido por não respeitar uma bandeira amarela na última volta do treino classificatório, Max Verstappen fez uma largada agressiva e foi para cima de Lewis Hamilton, mas os dois acabaram se tocando e o holandês levou a pior, caindo para o fim do pelotão e sendo forçado a fazer uma prova de recuperação.

A terceira colocação sobrou, então, para Alexander Albon. No entanto, a posição de pódio não durou muito, pois logo o tailandês foi chamado para trocar seus pneus para compostos macios como aqueles que já usava, indicando que faria duas paradas. Estratégia igual à do líder Charles Leclerc. Hamilton também parou, mas trocou para os duros, fazendo sua única parada.

Vettel e Bottas, por sua vez, ficaram na pista o máximo que puderam e colocaram os pneus duros somente após a metade da prova. Após todas as rodadas de pit-stop, o inglês assumiu a liderança. O alemão contrariou a ordem da Ferrari de parar junto com Hamilton e, no fim, pagou o preço de sua escolha, com a estrategia do inglês se mostrando mais efetiva.

Leclerc que parecia ter desempenho para conseguir alcançar os líderes cometeu um erro a 12 voltas para o fim, quando se aproximava de Bottas, travando seus pneus e comprometendo suas chances de brigar lá na frente.

Destaque para o duelo entre Daniel Ricciardo e o piloto da casa, Sergio Perez, com o ápice da disputa sendo um erro do australiano que retardou muito a freada e perdeu o controle do carro a 10 giros do fim da prova, fazendo a festa da torcida mexicana.

Foto: Twitter @F1

Na última curva da prova ainda deu tempo de Kvyat e Hülkenberg se encontrarem, com o alemão levando a pior após ser tocado e acabando no muro. Por conta da colisão, Kvyat foi punido com dez segundos somados ao seu tempo e acabou na décima primeira colocação.

A zona de pontuação ficou com Hamilton, Vettel e Bottas no pódio, Leclerc, Albon, Verstappen, Perez, Ricciardo, Gasly e Hülkenberg.

A Fórmula 1 agora segue para o GP dos Estados Unidos, na próxima semana, com grande chance de título de Lewis Hamilton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário